quinta-feira, 3 de junho de 2010

Bolo Cítrico



Essa é uma adaptação de um bolo de laranja com cramberry da Magnolia Bakery. Eu queria fazer um bolo de limão para usar um resto de limão cravo e tahiti que estava na geladeira. Achei essa receita de bolo de laranja interessante, então substituí a laranja pelos limões. Ficou excelente. Segue a receita original e entre parênteses as minhas alterações.

2 xícaras de Farinha de Trigo
1 xícara de Açúcar
1 1/2 colher de chá de Fermento em Pó
1/2 colher de chá de Bicarbonato de Sódio
1 colher de chá de Sal
3/4 de xícara de suco de laranja (ou de limão, ou dos dois juntos... eu fiz com 2 limões cravo e 2 limões tahiti, aquele verdinho, comum)
1 Ovo grande (ou 2 pequenos)
1 colher de sopa de raspa de casca laranja (ou limão, eu coloquei um pouco mais porque adoro o gosto forte de limão)
2 colheres de sopa de Manteiga derretida (eu usei logo óleo de milho, mais fácil que derreter manteiga e mais saudável também)
1 xícara de cramberries picadas (não usei, mas na receita diz que elas também podem ser substituídas por 1/2 xícara de semente de papoula! Ficaria uma delícia, mas eu não tinha em casa)

1. Pré-aqueça o forno a 180˚C.
2. Unte uma forma de pão inglês, ou forre com papel manteiga.
3. Coloque todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento, bicarbonato de sódio e sal) em uma tigela.
4. Em outra tigela misture os ovos, o suco e as raspas da casca de laranja/limão e a manteiga (ou o óleo).
5. Acrescente os ingredientes secos e bata bem.
6. Coloque a massa na forma e asse por aproximadamente 1 hora ou até o palito sair limpo ao furar o centro do bolo.
7. Deixe esfriar por 20 minutos antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin