domingo, 10 de janeiro de 2010

Bolo Mágico de Chocolate


Esse bolo é mágico porque ele não leva ovos nem fermento mas cresce e fica fofinho. Como? Ele leva vinagre e bicarbonato que em contato formam uma espuma que parece clara em neve. Ele também não leva leite, o que pode ser bom para os intolerantes à lactose. Não é o meu caso, fiz a receita só pela curiosidade de saber o que ia virar um bolo sem os ingredientes que até hoje eu julgava básicos de um bolo. O resultado foi tão bom que eu estou postando aqui!

Vi essa receita no blog From our home to yours. Mas na verdade ele é um bolo vegan de um restaurante vegetariano americano chamado Moosewood. Lá eles ensinam a fazer o bolo já na forma que você irá assar. É prático, mas desse jeito você não conseguirá desinformar o bolo. Eu preferi usar o método tradicional: preparar tudo em uma tigela e untar a forma para poder desenformá-lo. A receita original não leva cardamomo e sim 2 colheres de extrato de Baunilha.

1/3 xícara de Chocolate em pó
1 + 1/2 xícara de Farinha de Trigo
1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio
1/2 colher de chá de Sal
1 xícara de Açúcar
1/2 xícara de Óleo de Canola
1 xícara de Café Forte
1 colher de chá de Extrato de Baunilha
1 colher de chá de Cardamomo
2 colheres de sopa de Vinagre Branco

1. Lique o forno a 190° C e unte com margarina e farinha uma forma de aproximadamente 20cm x 22cm.
2. Misture os ingredientes secos em uma tigela e os líquidos em outra (pode ser na própria caneca medidora), com excessão do vinagre.
3. Junte os secos com os líquidos até a massa ficar homogênea.
4. Por fim, coloque o vinagre e mexa rapidamente. Essa é a parte mágica do bolo. O vinagre reage com o bicarbonato formando uma espuma. Como o bolo não leva ovo nem fermento é essa espuma que o faz crescer.
5. Coloque na forma untada e leve ao forno por 25 a 30 minutos.

Um comentário:

Blog Widget by LinkWithin