sábado, 30 de maio de 2009

Pão leve para toda hora



Outra receita da Nancy Baggett! Adorei o livro... Este pão tem uma textura macia e mais suave, como a de um pão de forma.

- 3 xícaras de Farinha Branca (para um pão mais integral e use 2 xícaras de Farinha Branca + 2 de Farinha Integral)
- 1 xícara de Farinha Integral
- 3 colheres de sopa de Açúcar Cristal (não funciona com refinado)
- 1 3/4 colheres de chá de Sal
- 3/4 de colher de chá de Fermento para Pão
- 2 xícaras de água gelada (ela sugere que seja por volta de 10ºC, coloque umas pedras de gelo ou pegue da geladeira mesmo)
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal (+ um pouco para untar a massa)
- (por minha conta coloquei 3 colheres de Farelo de Trigo)
- (por minha conta coloquei 5 colheres de Semente de Girassol)

Primeira etapa:
Numa tigela grande misture todos os ingredientes secos. Junte a água gelada e o óleo e jogue na tigela, misture vigorosamente com uma colher grande (de pau) raspando das beiradas para o centro até a massa ficar uniforme. Passe óleo vegetal na superfície da massa para que ela não resseque durante o longo período de descanso que se iniciará. Tampe a tigela com filme plástico. Para um sabor mais apurado, coloque a massa na geladeira por 3 a 10 horas. Essa fase da geladeira é opcional, mas aconselho seguir já que é em prol do sabor! Depois do tempo na geladeira, coloque a massa em temperatura ambiente e deixe ela crescer por 12 a 18 horas (repare que vc pode ir dormir, tirar a massa da geladeira de manhã quando acordar e sair pro trabalho...).

Segunda etapa:
Misture a massa de novo, se a massa estiver muito mole acrescente farinha. Usando uma espátula untada, pegue a massa cuidadosamente pelas pontas e dobre juntando todas as pontas no centro. Unte uma forma de pão de forma, e coloque a massa na forma com a parte dobrada para baixo, unte a parte superior e faça cortes diagonais de 2 cm de profundidade com uma faca ou tesoura untada. Deixe a massa descansar por mais 1 1/2 a 2 1/2 horas em temperatura ambiente. Para acelerar esse processo você pode colocar a massa dentro do microondas junto com 1 xícara de água fervente e deixar por 1 a 2 horas (não é pra misturar a água na massa, mas deixar a água numa tigela separada só para esquentar o ambiente). A massa deve dobrar de tamanho durante esse período. Se você não tiver tempo para deixar ela crescer e depois assar, pode colocar na geladeira por até 24 hs. Depois tira da geladeira e deixa ela dobrar de tamanho.

Prepare-se para assar:
15 minutos antes de colocar no forno aqueça o forno a 190ºC

Asse:
Coloque a forma no forno e asse por 50 a 60 minutos, ou até o pão ficar corado e com uma casca crocante. Se o pão corar muito cedo, cubra com papel alumínio para terminar de assar. Asse por mais 15 a 20 minutos. Faça o teste do palito, se sair limpo, retire do forno, deixe esfriar por 10 minutos e desenforme.

Sirva e guarde:
Pão quente é uma delícia, vc pode atacar ele enquanto estiver morno, mas ele vai cortar melhor depois de frio. Serve bem frio, quente ou tostado. Depois de completamente frio, guarde em um saco plástico por 2 a 3 dias em temperatura ambiente, ou congele por 2 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin