sexta-feira, 12 de junho de 2009

Peixe com Abóbora Perfumado



Essa é uma receita da Nigella, a versão original, em inglês, está no link. Quem me ensinou foi a tia Maria Angélica, ela de tanto repetir essa receita em jantares já testou mil modificações, todas com sucesso! É íncrível como todo mundo adora esse prato. Eu também já fiz 2 vezes para amigos em casa e só tenho boas lembranças. Ainda por cima ela é super fácil, só suja 1 panela, 2 com a do arroz! Você pode adiantar a comida antes dos convidados chegarem e ficar disponível para atender a porta, pois a finalização do prato levará apenas 10 minutos. Não tem erro, pode por a panela no fogo e chamar os amigos.

- 400 ml de Leite de Coco
- 1-2 colheres de sopa de Curry em Pasta Tailandes (amarelo ou vermelho)
- 350 ml de caldo de peixe (Nan Pla, é fedido, mas dá um sabor incrível e ele é o responsável pelo sal do prato)
- 2 colheres de sopa de Açúcar
- 3 galhos de Capim Limão cortados em 3 e amassados (é bom dar uma amassada para sair mais o sabor)
- ½ colher de chá de Açafrão
- 1 kg de Abóbora (Seca ou Moranga) em cubos e sem casca (sugiro cozinhar um pouco a abóbora antes de descascar, fica muito mais fácil e não altera a receita)
- 500g de Salmão sem pele cortados em cubos grandes (eu prefiro fazer com um peixe mais suave como o Abadejo)
- 500g de camarão limpo e descascado
- Bok Choi (espécie de Couve chinesa) ou outro vegetal (que seja folha) de sua preferência picado
- Suco de 1/2 Limão
- 1 bocado de Coentro fresco picado grosso

1. Coloque numa panela grande em fogo médio um pouco de leite de coco e a pasta de curry. Com uma colher de pau misture os dois ingredientes e dê uma “refogada”. Adicione o resto do leite de coco, caldo de peixe, açúcar, capim limão e açafrão. Deixe ferver e adicione os cubos de abóbora até ela ficar macia e desmanchar sendo incorporada como molho. O tempo vai depender se você cozinhou antes ou não a abóbora. Depois que a abóbora estiver macia mexa a panela com a colher que facilmente a abóbora se desmanchará.
2. Você pode cozinhar antecipadamente o curry até esse ponto, guardar na geladeira ou no congelador e só reaquecer na hora de cozinhar o peixe e servir o prato.
3. Com o curry pronto e fervendo na panela, acrescente o peixe e o camarão. Se o camarão for congelado adicione ele antes do peixe. Deixe eles cozinharem por 3 a 4 minutos e adicione o vegetal picado, com a colher afunde um pouco ele na panela para que o curry cubra as folhas. Quando as folhas estiverem murchas, esprema o suco de meio limão na panela, misture, experimente e adicione mais se achar necessário. Tire a panela do fogo e jogue o coentro fresco por cima.
4. Sirva imediatamente com Arroz de Jasmim ou Arroz Basmati.

Serve 4 a 6 pessoas

Arroz de Jasmim
- 3 xícaras de Arroz de Jasmim
- 3 ½ xícaras de Água (o arroz fica ainda melhor se você usar 1 e 1/2 xícara de saquê e 2 de água)

Coloque o arroz na panela, adicione a água e espere ferver em fogo alto. Se você for usar a mistura de água com saquê, ponha primeiro na panela só o arroz com saquê e depois que ele levantar fervura adicione a água. Diminua o fogo para baixo, tampe a panela até o arroz cozinhar, ao mesmo tempo a água deve secar. Isso leva uns 20 minutos. Tire o arroz do fogo e deixe a panela tampada por 10 minutos. Solte o arroz com um garfo antes de servir.

O arroz mais ou menos dobra de volume. Isso quer dizer que você terá aproximadamente 6 xícaras de arroz cozido. Minha experiência com esse prato é que as pessoas comem mais arroz do que o normal porque o curry é delicioso e o arroz molhado com ele é simplesmente perfeito. Portanto, faça arroz a mais que você não se arrependerá.

Um comentário:

  1. ...na verdade esta receita foi me passada pela Mayla ( sobrinha do coração )que mora em Curitiba e adora comida Tailandesa.
    A primeira que fiz foi com peixe e camarão.. depois só com FRUTOS DO MAR- camarão,polvo e lula.Ficou deliciosa!! e numa viagem a Uberlãndia , na casa do Cleanto, Delmira e eu inventamos uma nova variação:acrescentamos umas bananas nanicas em rodelas, bem maduras ,refogadas no azeite na de frutos do mar.FOI A MELHOR e mais gostosa!!!!!

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin