domingo, 21 de junho de 2009

Carbonara Real



Já faz algum tempo que estou eu cogitando fazer um macarrão a Carbonara. Só que eu percebi que eu precisava resolver o que exatamente era Carbonara. A receita mais típica de macarrão da minha mãe, por exemplo, é baseada num Carbonara que a gente comeu em um restaurantezinho de um casal de italianos velhinhos que tinha em Santo Amaro e não existe mais. Mas eu já havia visto outros que eram diferentes. No geral sempre havia a combinação ovo, bacon, alho. Minha mãe utilizava ainda molho de tomate e cebola; minha irmã e outros que eu vi, creme de leite.

Resolvi fazer uma pesquisa rápida, na última sexta-feira, quando eu estava com fome e queria uma receita com os poucos ingredientes que eu tinha disponíveis. Acabei encontrando um monte de receitas com creme de leite (que eu não tinha) até esbarrar em uma que com boa argumentação explicava porque o verdadeiro Carbonara não levaria creme de leite. Eu perdi a referência, mas a receita me pareceu bastante tradicional e universal e, portanto, acho que não requer direito autoral. O que ele explicava é que os ovos, batidos e crus, davam o efeito emulsificante ao "molho" e que cozinhar os ovos, os fariam perder este efeito. Entendi então que a adição do creme de leite era porque as pessoas cozinhavam os ovos e precisavam de alguma coisa para deixar a mistura com cara de "molho". Gostei mais da receita dita tradicional.

Ingredientes (já com os meus ajustes):

- 4 ovos
- 100 g de Parmesão ralado
- Pimenta do Reino a gosto (mas bastante)
- 50 g de Bacon bem picado
- Azeite a gosto
- Alho picado a gosto
- 350 g de Macarrão (mais ou menos)

Enquanto você cozinha o macarrão, prepare os ingredientes da seguinte forma: frite o bacon com uma quantidade generosa de azeite em uma frigideira ou panela grande. Eu usei uma Wok. Você não quer um torresmo, mas também não quer bacon cru. Coloque o alho e deixe-o dourar. Adicione pimenta do reino com vontade. Imagine que ao final, o macarrão deve ficar salpicado com a pimenta. Prefira pimenta triturada àquela moída; faz menos mal para o estômago. Separe.

Em uma tigela, quebre os ovos e misture o queijo. Bata bem, toda a mistura até ficar homogênea. Separe.

O macarrão não deve ficar pronto antes de você acabar essa preparação. Ele deve estar no final do cozimento. Se você achar que o bacon esfriou na frigideira, reaqueça-o de modo que ele esteja quente quando terminar o cozimento do macarrão. Quando o macarrão estiver pronto, escorra-o muito rapidamente e jogue-o na frigideira. Imediatamente despeje os ovos batidos com queijo sobre o macarrão e misture tudo bem rápido. A ideia é aproveitar o calor do macarrão para cozinhar um pouco os ovos. Se você não notar que a pimenta do reino salpicou o macarrão, coloque um pouco mais.

O resultado será um macarrão brilhante por causa dos ovos. Está pronto. Coma imediatamente. Essa receita rende de 3 a 4 pratos, dependendo do apetite.

2 comentários:

  1. Infelizmente a foto é precária e essa foi toda a minha experiência com o Carbonara Real, mas logo em breve, em 10 dias, precisamente, eu poderei comer essa delícia! Sim, eu tenho certeza que estava uma delícia porque ele veio correndo com o prato me chamar no gtalk de tanta euforia!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, taí um macarrão que eu não posso comer...é a primeira vez que isso acontece. Desaprovei TOTALMENTE! Só me dá água na boca e eu fico aqui na vontade...

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin