domingo, 1 de março de 2009

Sopa [de inspiração] Sino-Vietcongue



Às vezes eu exagero um pouco. Sobrou uma quantidade considerável do consumê de anteontem, que a gente resolveu guardar na geladeira porque estava gostoso demais. Ontem fomos a esse supermercado internacional aqui em Indianápolis, que é uma verdadeira orgia alimentar. Tem coisas incríveis de todas as partes do mundo (e culturas) desde verduras, passando por carnes com corte árabe e enlatados africanos, chegando a todo tipo de parafernália oriental industrializada.

Compramos alguns ingredientes para uma sopa inspirada naquelas sopas chinesas e vietnamitas deliciosas que a gente encontra por aqui (as vietnamitas pelo menos). Essa sopa é irreprodutível. Porém o interessante é ver como é possível misturar os mais diversos ingredientes, desde que eles tenham algum tipo [ainda que remoto] de afinidade.

- Sobra de Consumê de Legumes
- Nirá (Alho-Nirá, Flor-de-Alho são sinônimos)
- Cenoura
- Coentro
- Cebolinha
- Salsa Crespa
- Shitake
- Almôndegas de Porco Chinesas
- Won-tons (compramos um won-ton diferente, com massa de ovos e recheio de peixe e ervilha, muito bom)
- Pimenta Seca (uma pimenta mexicana seca, parecida com dedo-de-moça)
- Capim-Limão em pó
- Gengibre
- Mistura Oriental de 5 Pimentas (parecida com Pimenta Síria)
- 1 colher de Manteiga
- 1 colher de Pasta de Amêndoas
- Shoyu Light (é bom; tem menos sal)
- Vinagre de Arroz

A coisa é relativamente simples. Pegamos o resto do consumê e adicionamos todos os ingredientes exceto os won-tons, e as folhas verdes. Deixamos tudo ferver até que as almôndegas atingissem o ponto (elas quase duplicam de tamanho e flutuam). Nessa hora, removemos as coisas não comestíveis (o pedaço de gengibre, o capim-limão e alguns dos talos das verduras) e adicionamos os won-tons, deixando-os cozinhar por mais alguns minutos até que eles atingissem o ponto (difiícil explicar, exceto que eles também flutuam e ficam maiores). Desligamos a panela e misturamos as folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin