domingo, 30 de agosto de 2009

Arroz Islã com Michuí de Carne

Nosso almoço de domingo teve inspiração árabe e convidado brasiliense.



Para o Michuí de Carne:
900 gramas de Miolo de Alcatra cortado em cubos grandes
4 cabeças de Álho
1 colher de sopa de Tahine
10 ramos e Hortelã
Sal, o quanto baste
Pimenta Síria à gosto (pelo menos 2 colheres de chá)
1 Cebola (2 podem ser melhor)
1 Tomate (recomendo usar pelo menos 2, é que eu não tinha em casa e só tinha tomate verde no mercado)
8 espetos
(serve 4 pessoas)

Num processador bata o álho, o tahine, o hortelã e o sal até obter uma pasta. Tempere a carne com essa pasta. Corte o tomate e a cebola em 8 pedaços grandes (dois cortes verticais e 1 corte horizontal). Monte os espetos intercalando cebola, carne e tomate tomando o cuidado de sempre terminar com carne para o espeto não desmontar quanto for grelhado. Reserve e faça o arroz. Quando tudo estiver pronto para ser servido, esquente uma chapa de ferro, até ficar bem quente, unte com óleo ou azeite e coloque os espetos para assar. A chapa precisa estar bem quente para selar a carne e garantir a suculência e maciez da carne. Vire-os para selar de todos os lados. A gente gosta meio mal passado, então tudo isso é bem rápido.


Para o Arroz:
Azeite
Sal à gosto
3 cabeças de Álho amassados
1/2 Cebola cortada em cubos bem pequenos
2 xícaras de Arroz
1 2/3 xícaras de Lentilha
1 Peito de Frango cozido e desfiado
7 xícaras de Água fervente

100g de Macarrão Cabelo de Anjo
Amêndoas em lascas
Pimenta Síria
(serve umas 10 pessoas!)

Em uma panela grande refogue o álho e a cebola com sal. Jogue o arroz e dê uma fritada nele, acrescente a lentilha, frite mais um pouco e jogue a água fervente. Acrescente o frango desfiado, misture tudo, deixe ferver, abaixe o fogo e tampe a panela.

Enquanto isso prepare em outra panela o macarrão. Coloque azeite em uma panela pequena, quebre o macarrão em pedaços de aproximadamente 5cm e doure na panela com fogo baixo. Depois de dourados jogue-os por cima do arroz com lentilha que está na panela grande. Não misture, só espalhe ele por cima e deixe que ele cozinhará com o vapor. Na mesma panela pequena coloque mais azeite, pimenta síria e sal e doure as lascas de amêndoas. Reserve-as para acrescentar na mistura do arroz quando ela estiver pronta. Espere a água do arroz secar, experimente para verificar se o arroz e a lentilha estão cozidas. A lentilha deve ficar ao dente. Quando eles estiverem cozidos e a água tiver secado, destampe a panela, jogue as amêndoas e misture tudo. Sirva com o Michuí.

Um comentário:

Blog Widget by LinkWithin