terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Tortinha de figo (tipo Clafoutis)



Clafoutis é um tipo de torta francesa que parece um suflê (meio pudim) feita com cerejas frescas e com sementes. Super rápida e fácil! Há duas semanas experimentamos na casa da minha mãe uma receita e ficou ótima. Apesar de não ser a tradicional, é comum encontrar clafoutis de outras frutas frescas (por não serem de cerejas, elas também podem ser chamadas de flaugnarde) como damasco, pêssego, pêras, ameixas, maças, blueberry, blackberry, framboesa... Mas o que eu tinha em casa eram figos frescos meio sem graça precisando de serem consumidos. Apesar da receita da minha mãe ter dado super certo, resolvi testar uma outra que eu peguei no site do FoodNetwork. Eu praticamente só assistia esse canal nos EUA e vi o Alton Brown fazer num programa dedicado aos holandeses uma clafoutis (não me pergunte porque a receita francesa foi parar lá). A massa dessa receita leva menos ovos, portanto, fica com uma textura diferente, um pouco mais distante do pudim que a que fizemos na casa da minha mãe. Acho que gosto mais dessa.

Ingredientes
10 Figos lavados e cortados em 4
2 Ovos
1/4 xícara de Açúcar
1/2 xícara de Leite
1/2 colher de chá de Extrato de Amêndoas
1/2 copo Farinha

1. Pré-aqueça o forno a 200˚C
2. Unte um pirex com manteiga e coloque a fruta que você escolheu no pirex.
3. Numa tigela bata o ovo e o açúcar até a mistura ficar clara, quase branca.
4. Acrescente o leite, o extrato de amêndoas e a farinha e misture bem.
5. Derrame a massa no pirex e leve ao forno por 30 minutos.

(Eu fiz metade da receita, usei um pirex redondo com 18 centímetros de diâmetro e assei por 20 minutos. Ótimo tamanho para um casal, comemos numa sentada.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin